Neuralink acredita que restaurar a visão a pessoas cegas não é algo limitado ao passado. Em 3 de março, sua empresa de implantes cerebrais, Neuralink, registrou pedidos de marca no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) para "Telepatia", "Telecinese" e "Visão às Cegas".
Isso aponta para um futuro em que o pensamento humano possa ir além dos métodos tradicionais de comunicação e controle.
Cofundada por Musk em 2016, a Neuralink está trabalhando no desenvolvimento de uma interface cérebro-computador (BCI), capaz de decodificar sinais neurais para controlar dispositivos externos.
Musk, que é também CEO da Tesla e da rede social X, destacou a telepatia como o principal produto inicial da empresa, projetado para permitir que pessoas com paralisia "controlem um computador ou telefone apenas com o pensamento".
De acordo com uma publicação de Musk em 24 de janeiro, o produto “permite o controle do seu telefone ou computador, e, através deles, praticamente qualquer dispositivo, apenas pensando. Os usuários iniciais serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo.”
No entanto, a descrição da marca registrada como “uma interface cérebro-computador implantável para facilitar a comunicação e o controle de software e hardware” sugere aspirações mais amplas, possivelmente incluindo trocas telepáticas entre humanos.
A tecnologia desenvolvida pela Neuralink consiste em um implante cerebral capaz de captar a atividade neural, integrado a um software que converte esses sinais em ações, como mover o cursor em uma tela.
Fonte: Guiame
