Um domingo de lazer terminou em tragédia na Comunidade São Bento, na ilha do Rio Juruena, distrito de Água da Prata, em Brasnorte/MT.
Um adolescente, das iniciais J.V.C, de 15 anos, desapareceu nas águas do Rio Juruena, no período da tarde, quando estava na companhia de amigos.
Bombeiros mobilizados
O caso mobilizou a 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar em Juína, que foi acionada no início da noite e destacou uma equipe de mergulhadores para realizar as buscas no local.
Segundo o sargento Campos, do Corpo de Bombeiros de Juína, as pessoas que estavam junto ao jovem perceberam sua ausência e acionaram rapidamente as autoridades.
“As informações foram repassadas já à noite, em Juína, solicitando apoio, com a unidade destacando uma equipe de mergulhadores que se deslocará à região para as buscas”, explicou.
Riscos nos rios da região
O militar destacou que a região é marcada pela grande quantidade de rios e pontos de lazer, bastante procurados principalmente em finais de semana e feriados.
No entanto, os locais de banho oferecem riscos consideráveis, especialmente para quem não possui experiência ou habilidade em natação.
Orientações de segurança
De acordo com o sargento Campos, algumas medidas simples podem salvar vidas:
- Se não souber nadar, não entre na água;
- Após as refeições, esperar pelo menos uma hora antes do banho;
- Evitar entrar na água após ingerir bebida alcoólica, pois isso afeta os reflexos e aumenta os riscos.
“A ingestão de álcool dá a falsa sensação de agilidade, afetando os reflexos, e acaba acontecendo uma tragédia como essa”, alertou.
Histórico de afogamentos
Com o aumento das temperaturas e a continuidade da estação seca, cresce também a procura por lazer nas águas dos rios da região, como o Juruena e o Rio do Sangue — ambos com histórico de mortes por afogamento.
As autoridades reforçam o apelo por atenção redobrada e pelo cumprimento das orientações de segurança, a fim de evitar que tragédias como esta se repitam.
Fonte: Juína News
