O presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus Seta no Maranhão (COMADESMA), pastor José Alves Cavalcante, faleceu na manhã de domingo (21/9) no Rio de Janeiro, segundo informou a liderança da convenção e publicações ligadas ao grupo.
Aos 65 anos, ele estava internado em hospital de referência após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no sábado (20), fato que levou à suspensão do transplante de fígado para o qual vinha se preparando. A reportagem foi originalmente publicada pelo site JM Notícias.
Internado em unidade médica especializada, Cavalcante aguardava a cirurgia de transplante de fígado. A direção da COMADESMA confirmou que, antecedendo o AVC, ele vinha sendo acompanhado por sequelas hepáticas desde que eliminou a hepatite C, em 2005. Com o passar do tempo, essas sequelas evoluíram para complicações que afetaram também rim e sistema digestivo. familiares avaliaram três filhos como possíveladores para doação intervivos.
Antes do AVC, Cavalcante já havia divulgado à convenção e ao público que estava em processo de preparação para o transplante. Em meados de setembro, foi emitida nota oficial alertando sobre estado delicado de saúde e pedindo orações, sem, porém, detalhar localização hospitalar ou previsão de procedimento. O AVC ocorrido no sábado resultou na suspensão do transplante.
O dirigente evangélico natural de Coroatá (MA) exerceu mandato como deputado estadual do Maranhão e, por décadas, presidiu a COMADESMA, onde dirigiu programas de evangelização, missão e formação de obreiros. Seu trabalho político também incluía articulações legislativas e representação religiosa no estado. Fontes locais afirmam que ele figurava em agendas públicas até dias antes da internação.
Após o anúncio do falecimento, lideranças evangélicas divulgaram nas redes sociais mensagens de pesar, lembranças da trajetória pastoral de Cavalcante e convites à oração pela família. A convenção, por meio de perfil oficial, fez publicações de luto ao longo da manhã de domingo. A mobilização de igrejas sob a influência da COMADESMA também fez com que cultos locais incluíssem homenagens.
A família informou que Cavalcante estava na UTI no momento do AVC. O hospital específico não foi confirmado publicamente até o momento.
