Nesta terça-feira (14), uma série de publicações nas redes sociais replicaram uma notícia publicada no site Metrópoles sobre a possibilidade de um "apocalipse digital" que desligaria a internet no ano de 2024.

A informação gerou pânico nas redes sociais e muita gente já se desesperou por conta da probabilidade de uma tempestade solar que destruiria os sistemas de informação como conhecemos hoje em dia.

Mas será que isso é verdade mesmo?

Tempestade solar vai desligar a internet em 2024?

A reportagem do Metrópoles afirma que "o professor Peter Becker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), responsável por desenvolver sistemas de alerta sobre atividades solares que possam prejudicar a tecnologia do mundo" alertou para a possibilidade de um apocalipse digital.

"A Internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa", disse ele, conforme o site Insider Paper.

Mas qual é a chance real de uma tempestade solar desligar a internet?

A probabilidade de uma tempestade solar causar um "apocalipse digital" e desligar a internet em 2024 é baixa.

Tempestades solares são bem comuns e a maioria delas não atingem a Terra. Ainda que o ciclo solar de tempestades possa se acelerar nos próximos meses, é difícil afirmar que 1. haverá uma supertempestade solar 2. que ela atingirá a Terra 3. que, ao atingir o nosso planeta, ela vai acabar com sistemas de informação.

Desde o início da internet e da comunicação por satélite, diversas tempestades solares atingiram a Terra. Ainda que algumas tenham causado problemas temporários em algumas regiões do planeta, é bem difícil afirmar que elas vão causar um "apocalipse digital".

O que são tempestades solares?

As tempestades solares ocorrem quando uma grande bolha de gás superaquecido, conhecida como ejeção de massa coronal, é ejetada da superfície do sol e atinge a Terra.

O plasma resultante interage com o campo magnético terrestre, podendo causar falhas elétricas e interrupções nas comunicações em escala mundial, incluindo a queda de provedores de serviços de internet, problemas de serviços de TV, navegação (GPS) e telefonia.

O que é previsto para 2024?

O ciclo solar que estamos registrando neste momento está menos ativo do que os anteriores, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA).

A entidade, contudo, apontou que é provável que o ciclo atinja o pico de explosões em 2024, com risco de algumas supertempestades. 

Não há nenhuma certeza dos cientistas de que essas tempestades serão mais fortes do que as registradas nas últimas décadas ou de que certamente irão atingir nossos sistemas elétricos e de comunicação. Portanto, sem pânico. A internet, feliz ou infelizmente, deve continuar operando normalmente.

Fonte: Revista Forum

Deixe seu Comentário